Páginas

3 de fev. de 2013

Procrastinação (Síndrome do Estudante)



E quem jamais enrolou até o último segundo para fazer um trabalho da escola, que atire a primeira bolinha de papel feita com a folha de seu caderno!


Procrastinação é “a arte de enrolar para fazer as coisas”. É complicado,  você quer fazer a coisa, mas simplesmente não faz! Nem se dispõe a fazer mesmo com a sua cabeça dizendo que você precisa fazer. A cabeça diz “você tem que fazer, mexa essa bunda”, mas você não faz. Todo o mundo um dia passa por isso. E aí? O que fazer? Se você tem dinheiro para pagar um psicólogo, ótimo! Mas se você não tem, ou não quer, geralmente vem para a internet procurar soluções alternativas instantâneas. Todo o mundo faz isso! 
("Manhê"!! To na internet!! kkkkk)

Agora sinto lhe dizer, mas soluções mágicas não existem.
E se você pensou em Deus para que Ele fizesse esse milagre para você, sinto lhe dizer novamente que Ele também pede que você faça a sua parte.


Como o meu interesse a não é em causas, em motivos, e sim em soluções, vamos às dicas que colhi com o auxílio do grande mestre Google! (rs)

~*~*~*~*~

Em vários sites a gente encontra X passos para resolver a procrastinação. Tipo:
3 passos para ajudar a resolver a Procrastinação
1.Criar um plano semanal rigoroso, mas realizável. Nada pior que alterar o tempo todo o que se pretende fazer...
2.Um bom começo, evitar querer fazer tudo de uma vez e estabelecer um plano de sono. Acordar todos os dias na mesma hora.
3. Mais tarde analisar o que se pretende alterar, estabelecer metas para ir criando o habito...

Se esses passos comuns resolvessem o problema, não teríamos tanta gente sofrendo devido a procrastinação. O nosso cérebro gosta de aprender, gosta de novidade, por isso precisamos de algo que seja novo e diferente de tudo o que já fizemos para termos algum resultado e que esse algo diferente ao mesmo tempo nos encoraje a seguir adiante, sempre mantendo foco nos objetivos que queremos alcançar, e sempre nos motive. 

Dentre os vários sites que encontrei que falavam sobre procrastinação, o fator organização é sempre unânime. Num desses sites encontrei como sugestão o uso do Método GTD- Getting Things Done (que eu nunca tinha ouvido falar). Nome bonito de uma forma de te ensinar a se organizar no dia a dia. Fui pesquisar, é claro! Vi que era um tanto estranho, mas gostei desse método. De início é bastante trabalhoso, mas com a aplicação dele você perde a sensação de dias improdutivos e passa a ter a sensação de dias proveitosos, missão cumprida. Há ainda pessoas que sugerem o uso do método pomodoro juntamente com o GTD para estudar. 

Pomodoro é uma técnica em que, no caso, a cada 25 minutos de estudos cronometrados (=1 pomodoro), faz-se uma pausa de 3 a 5 minutos. O método pomodoro lembra a técnica ensinada pelo Prof. Manoel Morais, só que a do professor engloba diversas informações acerca da inteligência, memória, PNL, etc., e ele ensina sobre tempo de estudo, forma de organização dos estudos conforme seu tempo disponível, formas de fixar na memória e aproveitamento dos “bugs” cerebrais, entre outras coisas muito interessantes. Sugiro de coração, a quem puder que faça o curso do Prof. Manoel Morais. Vale muito a pena, desde que você aplique o que ele ensina.

Para quem quiser saber mais sobre GTD indico o vídeo TUTORIAL MÉTODO GTD. Precisa fazer cadastro no site, mas é gratuito.

Ainda como dica, mude a forma de falar. Ao invés de dizer “preciso estudar”, diga “vou estudar”, usando uma palavra de ação você remete a ideias e sensações de ação e se torna mais fácil para você simplesmente mexer a bunda e estudar, ao invés de ficar só na necessidade ou vontade. A mudança da forma de falar é uma das coisas que a PNL ensina.

Agora meu filho, informação dada, mexa a bunda e mãos à obra!!! Faça sua parte que Deus te ajuda.

=)